Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Tipologia do Conflito.

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    Jéssica Alves

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 09/04/2015

    Tipologia do Conflito.

    Mensagem por Jéssica Alves em Dom Abr 12, 2015 5:01 pm

    As organizações de hoje em dia são em sua maioria complexas. Para que tudo possa fluir da melhor maneira possível, é necessário que todos os setores de uma organização estejam trabalhando de forma sinérgica. É a partir daí que surgem os conflitos. São eles:
    INTRA PESSOAIS: Envolvem questões de ordem psicológica e de princípios. Exemplo: No momento da tomada de decisão de um gestor, onde ele pesa os prós e contra em relação as consequências que aquela decisão acarreta. Ao mesmo tempo, ele precisa ser ágil e o fato de pensar por muito tempo pode prejudicar a situação.
    INTER PESSOAIS:Podemos dizer que numa organização, o conflito do tipo Intra Pessoal é a divergência de ideias entre colaboradores no meio de um processo produtivo ou na elaboração de um planejamento.
    INTER GRUPAIS: Conflito entre grupos formais ou informais em uma organização. Exemplo: Quando o setor de vendas é recompensado pela diretoria por atingir uma meta,sendo que para atingir a meta, dependia diretamente do setor de produção,porém esses não foram recompensados pela diretoria. Acaba que por gerar insatisfação por parte do pessoal da produção, além de instaurar um mal estar entre os setores.
    INTER ORGANIZACIONAIS:Envolvem questões de ordem sociocultural, geopolítica e econômica. Exemplo: A competição desleal entre duas organizações que possui o mesmo público-alvo.

    Os conflitos Intra pessoais e Intra organizacionais estão mais latentes em uma organização.Em contrapartida, os conflitos Inter pessoais e inter grupais são evidentes. Ainda mais quando uma organização é marcada pela má gestão, pelo paternalismo e pela inexistência da meritocracia. Obviamente, todas as organizações passam por esses conflitos. O diferencial é a forma como a organização vai intervir e tirar proveito disso.
    A negociação é uma ferramenta importante no momento de trabalhar conflito,principalmente os conflitos que envolvem causas reais, como a divergência acerca de políticas,normas, métodos de trabalho e etc. Cada tipo de conflito vai exigir uma intervenção diferente. Pode ser que seja através do comportamento humano, pelo campo das emoções e sentimento ou de forma preventiva, agindo na estrutura,intervindo diretamente nos antecedentes do conflito, antes que ele venha a ocorrer de fato.


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