Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    TIPOLOGIA DO CONFLITO E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS

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    Larissa Veloso

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/03/2015

    TIPOLOGIA DO CONFLITO E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS

    Mensagem por Larissa Veloso em Ter Mar 31, 2015 3:15 pm

    TIPOLOGIA DO CONFLITO E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS

        Os conflitos existem há muito tempo, fazem parte do processo de evolução e desenvolvimento das relações humanas. Até pouco tempo, a ausência de conflitos era visto como algo vantajoso. Porém, essa visão vem mudando, pois se percebe que conflitos sempre existirão, portanto, o relevante é administrá-los, e um dos métodos utilizados é a NEGOCIAÇÃO.
        O conflito pode ser considerado como fonte de crescimento a partir do momento em que as pessoas envolvidas conseguem absorver os aspectos positivos e a partir daí mudarem ou adaptarem a postura, o ponto de vista e os interesses sobre determinados assuntos. Assim, os conflitos não são necessariamente negativos, e sim a maneira como lidamos com eles.
        Os conflitos podem ocorrer por vários motivos, carecendo de uma negociação. O ideal é conhecer o tipo de conflito, sua causa e efeito, pois tendo uma visão detalhada do fato fica mais simples chegar à solução.
        Mais relevante que eliminar os conflitos é conhecê-los no intuito de uma administração eficaz para contê-los.

    *POSSÍVEIS CAUSAS DO CONFLITO:
    -Diferenciação dos grupos: as organizações desenvolvem “grupos” específicos por conta da necessidade de especialização.
    -Recursos escassos compartilhados: alterações na alocação dos recursos podem gerar uma percepção de objetivos diferentes.
    -Atividades interdependentes: os grupos se tornam dependentes uns dos outros para desempenharem suas atividades, com isso surgem oportunidades para que o grupo auxilie ou prejudique o outro.

    *NÍVEIS DE CONFLITO:
    -Conflito Latente: Não é declarado e não há, mesmo por parte das pessoas envolvidas, uma clara consciência de sua existência.
    -Conflito Percebido: As pessoas envolvidas percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas.
    -Conflito Sentido: É aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção consciente.
    -Conflito Manifesto: Trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

    *FORMAS DE INTERVENÇÃO:
    -Negociação: visa compatibilizar interesses das partes pela via direta.
    -Mediação: processo de autocomposição das controvérsias, usada quando as partes esgotam a negociação direta.
    -Conciliação: requer do conciliador um conjunto de habilidades de investigação e de ouvinte.

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