Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Tipologia do conflito e suas funções sociais

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    Glaucia Vichetti

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    Data de inscrição : 25/03/2015
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    Tipologia do conflito e suas funções sociais

    Mensagem por Glaucia Vichetti em Ter Mar 31, 2015 3:37 pm

    O verdadeiro conflito: Duas situações estão nitidamente em oposição e um meio-termo não pode ser encontrado a não ser que exista um compromisso entre as partes.
    Conflito contingente: O conflito não é ainda reconhecido pelas partes em litígio.
    Conflito deslocado: O conflito é desviado para pontos que não são as verdadeiras razões da discórdia.
    Conflito manifesto: É o conflito declarado, embora possa existir algum outro escondido.
    Conflito latente: O objeto do conflito ainda não foi identificado.
    O falso conflito: Nenhuma razão objetiva o justifica; baseia-se em informação ou comunicação errônea.
    É importante notar que os conflitos não nascem necessariamente de objetivos diferentes. Por exemplo, os pais podem ter o mesmo objetivo, ou seja, o bem-estar de seu filho, mas divergir de opinião quanto à maneira de alcançá-lo.
    O desafio do mediador é ajudar os indivíduos a dominar seu desejo de vingança e agressividade para chegar à conciliação ou a encontrar a maneira compatível de realizar os objetivos comuns.

    Objetos do conflito
    O primeiro passo para a gestão eficaz do conflito é reconhecê-lo.

    Objetos do conflito Causas Intervenção

    Conflitos de dados
    . falta de informação
    . informação errônea
    . interpretações diferentes
    . realizar acordo sobre a importância dos dados
    . uniformizar a coleta dos dados
    . dar ênfase aos pontos em comum
    . chamar uma terceira pessoa

    Conflitos de valores
    . visões diferentes de uma determinada situação
    . estilos de vida diferentes
    . diferenças ideológicas ou religiosas
    . evitar de definir as situações em termos de valores
    . identificar os objetivos mutuamente aceitáveis

    Conflitos de interesses
    . incompatibilidade de interesses
    . divergência sobre os procedimentos para alcançar o acordo
    . evitar as tomadas de posição rígidas
    . dar ênfase aos pontos que reaproximem os indivíduos

    Conflitos nas relações interpessoais
    . emoções exageradas
    . comunicação deficiente
    . percepções errôneas
    . controlar as expressões de sentimentos provocados pelo litígio
    . mudar as percepções
    . melhorar a comunicação
    . encorajar as atitudes positivas

    Conflitos estruturais
    . controle desigual e inadequado dos recursos disponíveis
    . desequilíbrio dos poderes
    . afastamento geográfico
    . definir claramente os papéis
    . substituir os modos destrutivos de comportamento
    . equilibrar o poder
    .amenizar as pressões externas

    É importante avaliar os objetos do conflito antes de escolher um método de intervenção apropriado.

    Diante de um conflito, os indivíduos reagem de modo diferente. Essas diferentes reações dependem de suas experiências de vida, sua personalidade, suas crenças e valores, uma série de fatores que determinam uma maneira particular de tratar os problemas.
    Para intervenção em um conflito, é muito importante que o mediador identifique as personalidades que se confrontam a fim de facilitar a comunicação entre as partes.

      Data/hora atual: Qui Nov 23, 2017 9:56 pm