Cada país possui uma cultura diferente, são diferentes na forma de se
vestir, são mais frios ou amistosos, são fatores que compreendem sua formação
cultural, possuindo uma relação profunda com a negociação, com os profissionais
e os métodos utilizados.
De acordo com Solomon (2002, p. 371), “o efeito de encontrar tais
diferenças pode ser tão grande que o termo “choque cultural” não é um exagero”.
Sendo que, as diferenças culturais aparecem em todos os tipos de
atividades.
COMO NEGOCIAR COM A ALEMANHA.
-Os alemães são mais cerimoniosos, um simples aperto de mão e às vezes um aceno ao cumprimentar alguém é o suficiente para cumprir com a parte de um relacionamento social. Beijos no rosto são para familiares e amigos mais chegados.
-Primeiro Nome: Os alemães dão muito valor ao status e por isso, chamá- los pelo primeiro nome pode lhes parecer invasão de privacidade.
-Ao telefone ou mesmo em conversas são usadas palavras como: Herr (senhor), Frau (senhora) ou Fräulein (senhorita) seguidos do último nome transparecendo-se respeito, devido, aos primeiros nomes serem utilizados geralmente para familiares e amigos. Além disso, os alemães gostam de ser reconhecidos pelo título acadêmico, ou seja, é ideal dirigir-se a estas pessoas como Herr Doktor (quando este tem doutorado) e Herr Professor (quando for professor).
-Tempo: Na Alemanha, a pontualidade é um fator cultural fundamental no
processo de negociação, se você chegar de cinco a dez minutos atrasado isso já
será considerado um ponto crucial para atingir o sucesso da negociação. Caso
haja algum motivo para um atraso o melhor a ser feito é ligar para a pessoa que
está lhe esperando comunicando o fato e posteriormente notificar seu atraso por
escrito.
-Senso de Humor: Algo muito curioso é o humor dos alemães, que varia
conforme o tempo. Assim, no verão as pessoas ficam mais felizes e bem humoradas.
Logo, não há como ser diferente, no inverno, onde as 16:00 horas já é
noite, assim ficam mais quietos, de cara fechada, entretanto no verão a hora do
pôr-do-sol é às 22:00 horas. Mas de forma geral, os alemães sorriem pouco.
COMO NEGOCIAR COM A CHINA
-Obviamente que falar a língua chinesa seria uma primeira e importante habilidade, que poderia facilitar o desenvolvimento de qualquer negócio com chineses, mas o inglês acaba sendo a língua escolhida. Todavia, tenha informações sobre a sua empresa também em chinês, já que nem todos falam o idioma inglês com perfeição. Se possível, use tradutores, pois a chance da comunicação ser feita de forma correta aumenta consideravelmente.
-Os chineses têm um velho costume de passar o dia inteiro pechinchando
- Prepare-se e aceite convites para almoço ou jantar social, pois os chineses acreditam que convidar para uma refeição ajuda na construção de relações e desenvolve a amizade. A mesa para eles é uma extensão da sala de reuniões. Não sente antes de ser convidado, o lugar à mesa é escolhido de acordo com o nível hierárquico.
- O chinês possui o hábito de querer conhecer o profissional de forma pessoal, e é comum questões como se você é casado e se tem filhos, bem como o porquê, caso as respostas sejam negativas. Para os chineses é importante conhecer esse aspecto íntimo do futuro parceiro de negócios.
fONTE
-Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau,
v.1, n.2, p.01-15, Sem I. 2007 Edição Temática TCC’s
Site :business review brasil
vestir, são mais frios ou amistosos, são fatores que compreendem sua formação
cultural, possuindo uma relação profunda com a negociação, com os profissionais
e os métodos utilizados.
De acordo com Solomon (2002, p. 371), “o efeito de encontrar tais
diferenças pode ser tão grande que o termo “choque cultural” não é um exagero”.
Sendo que, as diferenças culturais aparecem em todos os tipos de
atividades.
COMO NEGOCIAR COM A ALEMANHA.
-Os alemães são mais cerimoniosos, um simples aperto de mão e às vezes um aceno ao cumprimentar alguém é o suficiente para cumprir com a parte de um relacionamento social. Beijos no rosto são para familiares e amigos mais chegados.
-Primeiro Nome: Os alemães dão muito valor ao status e por isso, chamá- los pelo primeiro nome pode lhes parecer invasão de privacidade.
-Ao telefone ou mesmo em conversas são usadas palavras como: Herr (senhor), Frau (senhora) ou Fräulein (senhorita) seguidos do último nome transparecendo-se respeito, devido, aos primeiros nomes serem utilizados geralmente para familiares e amigos. Além disso, os alemães gostam de ser reconhecidos pelo título acadêmico, ou seja, é ideal dirigir-se a estas pessoas como Herr Doktor (quando este tem doutorado) e Herr Professor (quando for professor).
-Tempo: Na Alemanha, a pontualidade é um fator cultural fundamental no
processo de negociação, se você chegar de cinco a dez minutos atrasado isso já
será considerado um ponto crucial para atingir o sucesso da negociação. Caso
haja algum motivo para um atraso o melhor a ser feito é ligar para a pessoa que
está lhe esperando comunicando o fato e posteriormente notificar seu atraso por
escrito.
-Senso de Humor: Algo muito curioso é o humor dos alemães, que varia
conforme o tempo. Assim, no verão as pessoas ficam mais felizes e bem humoradas.
Logo, não há como ser diferente, no inverno, onde as 16:00 horas já é
noite, assim ficam mais quietos, de cara fechada, entretanto no verão a hora do
pôr-do-sol é às 22:00 horas. Mas de forma geral, os alemães sorriem pouco.
COMO NEGOCIAR COM A CHINA
-Obviamente que falar a língua chinesa seria uma primeira e importante habilidade, que poderia facilitar o desenvolvimento de qualquer negócio com chineses, mas o inglês acaba sendo a língua escolhida. Todavia, tenha informações sobre a sua empresa também em chinês, já que nem todos falam o idioma inglês com perfeição. Se possível, use tradutores, pois a chance da comunicação ser feita de forma correta aumenta consideravelmente.
-Os chineses têm um velho costume de passar o dia inteiro pechinchando
- Prepare-se e aceite convites para almoço ou jantar social, pois os chineses acreditam que convidar para uma refeição ajuda na construção de relações e desenvolve a amizade. A mesa para eles é uma extensão da sala de reuniões. Não sente antes de ser convidado, o lugar à mesa é escolhido de acordo com o nível hierárquico.
- O chinês possui o hábito de querer conhecer o profissional de forma pessoal, e é comum questões como se você é casado e se tem filhos, bem como o porquê, caso as respostas sejam negativas. Para os chineses é importante conhecer esse aspecto íntimo do futuro parceiro de negócios.
fONTE
-Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau,
v.1, n.2, p.01-15, Sem I. 2007 Edição Temática TCC’s
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