DIFERENTES ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO NO MUNDO
A diversidade multicultural exerce uma influência de 10 a 100% - dependendo do âmbito do negócio a ser fechado. Cada caso é um caso; portanto é difícil quantificar em categorias numéricas, mas aqui estão alguns indicadores orientativos.
No caso de um negócio complexo (técnica, comercial e financeiramente – Por exemplo: aquisição, fusão, joint venture, contrato de fornecimento regular ou um projeto de engenharia).
· Negociado com parceiros de culturas “fechadas – bem tradicionais”, por exemplo: com árabes, chineses ou japoneses, saber lidar com a respectiva diversidade multicultural influencia em 100% a transação.
· Negociado com parceiros de culturas “abertas”, por exemplo: EUA e Europa, saber lidar com a respectiva diversidade multicultural pode facilitar a transação em 50%.
· Negociado com culturas “vizinhas”, por exemplo: América Latina, a influencia pode ser de 20%.
· No caso de um negócio rotineiro, por exemplo: uma mera transação comercial.
O mundo dos negócios é o mesmo em qualquer país. A rotina de compra e venda, a busca de parcerias, a prospecção de cliente e a abertura de representações ou filiais no exterior exige dos empresários condutas bem definidas.
O que muda é o comportamento esperado do empresário, dependendo do país que ele visita. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar surpresas desagradáveis. A análise preliminar dos hábitos, costumes e preferências de cada povo facilita o relacionamento.