Negociação UFRRJ ITR

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Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Estilos De Negociação Em Diversos Países do Mundo.

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    Jéssica Alves


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    Data de inscrição : 09/04/2015

    Estilos De Negociação Em Diversos Países do Mundo. Empty Estilos De Negociação Em Diversos Países do Mundo.

    Mensagem por Jéssica Alves Dom Abr 12, 2015 12:31 pm

    Estilos De Negociação Em Diversos Países do Mundo.

    CHINA: O comportamento peculiar da cultura chinesa pode ser explicado em parte pelo isolamento do resto do mundo durante muito tempo através da Grande Muralha da China. Este fato contribuiu também para que a sociedade ocidental enxergasse a cultura chinesa como estranha e distante.
    Os negociadores chineses têm uma personalidade mais internalizada, e que por isso não são muito amigáveis entre várias pessoas. Nas negociações chinesas, assim como nas brasileiras, são estimuladas trocas de favores, presentes e concessões. Por esse motivo, segundo a autora, eventos sociais são parte da agenda de negócios. Segundo a autora, essa premissa de presentes e agrados abre espaço para corrupção nas negociações, considerada muitas vezes como elemento comum pertencente ao processo de negociação. Diferentemente dos brasileiros, que como regra geral não programam o tempo de negociação, chineses são ansiosos e se incomodam com negociações longas. A falta de planejamento de tempo em uma negociação com um chinês pode significar o fracasso do processo.

    ALEMANHA: Planejamentos e ordens de trabalho devem ser negociados. Uma vez decididos datas, horas e pormenores, devem ser respeitados. Rigorosa pontualidade.É importante guardar o nome dos interlocutores. Os títulos, com exceção de Doutor e Professor, já não são usados. O carro, mobiliário, qualidade das brochuras comerciais e da documentação técnica traduzem a imagem da empresa. É de bom tom não fazer o interlocutor perder tempo, portanto, vá direto ao objeto da visita.Os contratos devem ser negociados nos mínimos pormenores e palavra a palavra. Gostam de informações factuais. São propensos a pagar o preço da qualidade pelos bens duráveis e pelo lazer (casa, mobiliário, carro, etc.), mas procuram o preço mais baixo para os produtos de consumo corrente. As decisões são muitas vezes em colegiado. Assim, cuidado para garantir que todos os envolvidos estejam bem informados.Não apreciam a improvisação.

    FRANÇA: Formalidade nos contatos.Pontualidade nos encontros. Bom gosto e discrição ao vestir. Apreciadores da boa cozinha e dos bons vinhos. Conversa: comida, bebidas, família, viagens, música etc. Profissionalismo e seriedade nos contatos. Privacidade apreciada.

    CHILE: Há uma certa formalidade nos contatos.Os títulos são usados. Não é raro que se acrescente ao nome o "Don", em sinal de respeito (Don Luiz, Don Jose etc.). A pontualidade é respeitada. Vinhos e mariscos são orgulhos nacionais.


    Fonte:Site do SEBRAE-Cartilha ONLINE "Negociação Internacional".
    Site Marketing Viewer, "A influência da cultura nas negociações internacionais entre Brasil e China"

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