A cultura organizacional diz respeito às práticas, símbolos, hábitos, valores, comportamentos, políticas internas, crenças inerentes à organização e, é por meio da disseminação de tal cultura que a empresa adequará suas práticas e valores para que se mantenha competitiva e sobreviva às mudanças. Atua como um mecanismo de controle organizacional quando reprime ou estimula certas ações comportamentais.
A cultura organizacional também previne e pode ajudar a resolver conflitos internos, já que orienta na dissolução de problemas interpessoais, além de mostrar para a sociedade quais são os valores, as visões e crenças seguidas pela organização.
Segundo Kotter e Heskett (1997) sinalizam com a idéia de que a cultura organizacional é fator decisivo para uma boa lucratividade e para o sucesso empresarial. Segundo esses autores, empresas bem administradas sob o ponto de vista cultural apresentam resultados mais auspiciosos do que aquelas que não possuem tal postura. Indicadores como aumento da receita, valor das ações e aumento do rendimento líquido, são 3 significativamente melhores nas empresas cujas respectivas culturas corporativas estejam devidamente antenadas às estratégias empresariais.
Podem haver choques culturais quando: as prioridades organizacionais são divergentes, as formas de transmissão das informações diferem e os processos decisórios não se compatibilizam - entre outros motivos.
A cultura organizacional também previne e pode ajudar a resolver conflitos internos, já que orienta na dissolução de problemas interpessoais, além de mostrar para a sociedade quais são os valores, as visões e crenças seguidas pela organização.
Segundo Kotter e Heskett (1997) sinalizam com a idéia de que a cultura organizacional é fator decisivo para uma boa lucratividade e para o sucesso empresarial. Segundo esses autores, empresas bem administradas sob o ponto de vista cultural apresentam resultados mais auspiciosos do que aquelas que não possuem tal postura. Indicadores como aumento da receita, valor das ações e aumento do rendimento líquido, são 3 significativamente melhores nas empresas cujas respectivas culturas corporativas estejam devidamente antenadas às estratégias empresariais.
Podem haver choques culturais quando: as prioridades organizacionais são divergentes, as formas de transmissão das informações diferem e os processos decisórios não se compatibilizam - entre outros motivos.