Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    CULTURA ORGANIZACIONAL

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    Larissa Veloso

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/03/2015

    CULTURA ORGANIZACIONAL

    Mensagem por Larissa Veloso em Qua Abr 01, 2015 1:52 pm

    CULTURA ORGANIZACIONAL

    A Cultura Organizacional é um conceito utilizado para explicar os valores, crenças e normas adotadas por uma organização. E sua continuidade se dá através da Socialização Organizacional. Pode ser flexível e mutável, pois as organizações mudam a maneira de pensar a gestão com o tempo.

    São “regras” que todos os colaboradores da organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas em seu trabalho. Como exemplos, podem ser citados: a arquitetura da empresa, a sua decoração, o modo de vestir de seus empregados, os horários, a freqüência e a duração das reuniões, o nível de formalidade no relacionamento com autoridade, os jargões, os uniformes.
    Motta (2000) propõe uma relação entre a cultura nacional e a cultura organizacional. Segundo ele, para se compreender as organizações é necessário entender a cultura do país onde ela se insere, compreendendo, assim, as concepções de vida em sociedade que essas culturas adotam. Defende ainda ele que “as organizações são parte de uma sociedade e, portanto, parte de sua cultura. Neste sentido, elas são subculturas de uma sociedade.” (Motta, 2000:192).

    Toda cultura apresenta três níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas:
    - Artefatos (primeiro nível): o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.
    - Valores compartilhados (segundo nível): são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    - Pressuposições básicas: nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais as pessoas acreditam.

    De forma geral, para compreender uma organização, é imprescindível conhecer sua cultura.
    Por fim, fica evidenciada a importância da cultura organizacional como determinante da identidade de uma empresa.

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