Negociação UFRRJ ITR

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Cultura organizacional.

    avatar
    Patrick Vieira


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 09/04/2015

    Cultura organizacional. Empty Cultura organizacional.

    Mensagem por Patrick Vieira Qua Abr 15, 2015 5:01 pm

    Cultura organizacional
    Explora o lado humano de uma organização, a qual possui práticas, símbolos, valores, comportamentos, hábitos, políticas, crenças e princípios interagindo como um todo. Tem a função de orientar os membros da organização, como uma diretriz, para comportamentos e atividades.
    Trata-se da série de normas e atitudes comuns aos indivíduos que trabalham nela, pois, além de direcionar os indivíduos, também serve pra orientá-los sobre como devem interagir entre si, com os clientes e stakeholders do negócio em geral (aí encontramos um paralelo com a disciplina estudada e o que já foi dito em outros assuntos abordados).
    Basicamente a cultura organizacional de uma empresa possui três níveis e elementos distintos, conforme Portal Administração – Cultura Organizacional (conceitos e aspectos), que são artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas (no artigo é explicitado cada um desses elementos).
    Cada organização tem a sua própria cultura, pois, cada empresa possui suas necessidades e particularidades. Determinados aspectos são de fácil percepção, os de caráter formal são mais fáceis de serem vistos, por exemplo: Estrutura, diretrizes, políticas, etc.
    A cultura organizacional faz referência aos comportamentos implícitos que contribuem para a formação de sentido e que também são os responsáveis pelas características únicas que formam cada empresa.
    Sua principal função é de impor limites, dar coerência nos atos dos colaboradores, na motivação do trabalho, dentre outros. Ainda ajuda a reduzir a incerteza no trabalho, determinando a forma de como as atividades devem ser executadas. Além do que já foi citado, é notório que se trata de uma questão dinâmica, ou seja, encontra-se suscetível a mudanças com o passar do tempo, já que sofre diretamente influência do ambiente externo.
    “Exemplificando, de acordo com diversos autores, a cultura de uma empresa geralmente possui características estáveis, sendo determinadas historicamente (pelos fundadores) e construída socialmente (mantida pelos colaboradores); a cultura organizacional possui três dimensões interdependentes, que são as dimensões material, psicossocial e ideológica. É válido ressaltarmos que ‘cultura organizacional’ se trata de um conceito descritivo, ou seja, se refere apenas à forma como os colaboradores percebem as características da organização e não com fato de gostarem delas, ou não”.
    Os líderes, gerentes ou gestores são os responsáveis por propagar a cultura dentro da organização, mais especificamente os gestores de áreas, pois, estão mais próximos dos colaboradores e que são os fomentadores.
    Contudo, isso abrange amplamente o que já foi abordado sobre negociação, pois, implica na maneira de como será conduzida a negociação tanto com fornecedores externos, como com os que atuam dentro da própria organização, seja através de conflitos, objetivos e quaisquer características que já apresentamos.

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:03 am