Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Cultura Organizacional

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    danilobertoloto

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 25/03/2015

    Cultura Organizacional

    Mensagem por danilobertoloto em Ter Abr 07, 2015 5:46 pm

    Como a Cultura Organizacional Influencia na Resolução dos Conflitos

    As empresas possuem personalidade própria, ou seja, podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras etc. Esse conjunto de características próprio de cada empresa e que as torna diferente das demais é chamado de cultura organizacional.

    Assim, cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

    Entender a cultura organizacional pode nos mostrar como determinada empresa lida com os conflitos e, consequentemente, quais são os estilos de negociação adotados.

    Empresas inovadoras e com líderes abertos ao diálogo tendem a visualizar o conflito como uma benção para a organização, pois, a partir de situações conflitantes aparecem novas soluções para problemas antigos, gerando, consequentemente, ganhos de competitividade.

    Por outro lado, empresas com líderes “antiquados” e com uma cultura organizacional fechada à mudanças tendem a evitar o conflito e até a mascarar os problemas, gerando com isso, problemas maiores no futuro, condenando mentes com ideias novas e desestimulando seus funcionários. Empresas com este perfil preferem manter o status quo e não saem da zona de conforto.

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