Cultura Organizacional
A Cultura organizacional tem como objetivo principal orientar os membros da organização sobre valores, práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, crenças, políticas e princípios interagindo como um todo, como preceito ou diretriz que irá conduzir o comportamento das pessoas e suas atividades. Ela é vista dentro das empresas como uma série de normas e atitudes comuns às pessoas que nela trabalham, pois além de direcioná-las, também serve para orientá-los sobre a maneira de interagir entre si, com clientes e stakeholders.Cada empresa tem sua própria cultura, ou seja, possui características particulares e diversidades, fazendo com o que cada empresa se torne de certa forma única. Alguns aspectos são fáceis de serem percebidos (geralmente os de aspectos mais formais), enquanto outros são mais difíceis de notar.
A cultura organizacional possui três níveis:
Artefatos: São os mais superficiais e fáceis de serem percebidos, são as coisas concretas que podem ser vistas dentro da organização, são produtos, serviços e padrões. Os rituais, heróis, cerimônias, símbolos e historias são exemplos de artefatos. Primeiro nível.
Valores compartilhados: São importantes para as pessoas que fazem parte da organização e que se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem. Em varias organizações os valores já são definidos desde os fundadores do negócio. Segundo nível.
Pressupostos: São pressuposições, sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores acreditam. A cultura da empresa consegue prescrever como as atividades serão realizadas. Terceiro nível.
De acordo com alguns autores existem sete características que determinantes na Cultura Organizacional, que são: Inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, orientação para as pessoas, orientação para as equipes, agressividade e estabilidade.
A cultura Organizacional pode sofrer mudanças no decorrer do tempo. OS lideres são os principais transmissores da Cultura Organizacional, pois são eles que estão mais próximos dos colaboradores, clientes e fornecedores.
A Cultura organizacional tem como objetivo principal orientar os membros da organização sobre valores, práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, crenças, políticas e princípios interagindo como um todo, como preceito ou diretriz que irá conduzir o comportamento das pessoas e suas atividades. Ela é vista dentro das empresas como uma série de normas e atitudes comuns às pessoas que nela trabalham, pois além de direcioná-las, também serve para orientá-los sobre a maneira de interagir entre si, com clientes e stakeholders.Cada empresa tem sua própria cultura, ou seja, possui características particulares e diversidades, fazendo com o que cada empresa se torne de certa forma única. Alguns aspectos são fáceis de serem percebidos (geralmente os de aspectos mais formais), enquanto outros são mais difíceis de notar.
A cultura organizacional possui três níveis:
Artefatos: São os mais superficiais e fáceis de serem percebidos, são as coisas concretas que podem ser vistas dentro da organização, são produtos, serviços e padrões. Os rituais, heróis, cerimônias, símbolos e historias são exemplos de artefatos. Primeiro nível.
Valores compartilhados: São importantes para as pessoas que fazem parte da organização e que se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem. Em varias organizações os valores já são definidos desde os fundadores do negócio. Segundo nível.
Pressupostos: São pressuposições, sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores acreditam. A cultura da empresa consegue prescrever como as atividades serão realizadas. Terceiro nível.
De acordo com alguns autores existem sete características que determinantes na Cultura Organizacional, que são: Inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, orientação para as pessoas, orientação para as equipes, agressividade e estabilidade.
A cultura Organizacional pode sofrer mudanças no decorrer do tempo. OS lideres são os principais transmissores da Cultura Organizacional, pois são eles que estão mais próximos dos colaboradores, clientes e fornecedores.