[center]Conflitos Organizacionais
A junção de pessoas com diferentes personalidades, preferências, interesses, valores, estilos, etnia, idade, divergentes podem gerar os chamados conflitos interpessoais.
Os conflitos se bem administrados podem gerar resultados positivos esses conflitos são chamados funcionais .
O conflito pode ser funcional ou disfuncional. O Funcional está Relacionado a tarefa e ao processo, já o disfuncional ao relacionamento pessoal.
Robbins (2004) Ressalta que nem todos os conflitos geram bons resultados, alguns geram melhorias porém há os que atrapalham o desempenho.
O conflito funcional ocorre quando os interesses da organização são alcançados a partir da disputa ou desacordo,porém gerando soluções, promovendo maiores níveis de resolução do problema e o disfuncional o desacordo e a disputa prejudicam a execução das metas da organização tendo como resultado desentendimentos e discussões e desperdício de tempo.
Fatores que desencadeiam o conflito:
-Diferenciação de atividades ou maior especialização.
-Recursos Compartilhados
-Atividades Interdependentes
-Disposição física do ambiente
-Centralização da autoridade
-Comunicação
-Personalidade
-Desempenho no Passado
Os conflitos são muito importantes para a organização, pois são através deles pode acontecer a inovação.
Bibliografia: Revista de Administração FATEA v.9, n. 9, p 54-71 (ago-dez 2014)
A junção de pessoas com diferentes personalidades, preferências, interesses, valores, estilos, etnia, idade, divergentes podem gerar os chamados conflitos interpessoais.
Os conflitos se bem administrados podem gerar resultados positivos esses conflitos são chamados funcionais .
O conflito pode ser funcional ou disfuncional. O Funcional está Relacionado a tarefa e ao processo, já o disfuncional ao relacionamento pessoal.
Robbins (2004) Ressalta que nem todos os conflitos geram bons resultados, alguns geram melhorias porém há os que atrapalham o desempenho.
O conflito funcional ocorre quando os interesses da organização são alcançados a partir da disputa ou desacordo,porém gerando soluções, promovendo maiores níveis de resolução do problema e o disfuncional o desacordo e a disputa prejudicam a execução das metas da organização tendo como resultado desentendimentos e discussões e desperdício de tempo.
Fatores que desencadeiam o conflito:
-Diferenciação de atividades ou maior especialização.
-Recursos Compartilhados
-Atividades Interdependentes
-Disposição física do ambiente
-Centralização da autoridade
-Comunicação
-Personalidade
-Desempenho no Passado
Os conflitos são muito importantes para a organização, pois são através deles pode acontecer a inovação.
Bibliografia: Revista de Administração FATEA v.9, n. 9, p 54-71 (ago-dez 2014)