O conflito faz parte do processo de tomada de decisão que qualquer organização.
podendo desencadear reações positivas e/ou reações negativas. Podendo ser conflitos reais ou emocionais.
Como causas emocionais, pode-se citar as diferenças de personalidade, diferenças de valores como causas de conflitos reais pode-se citar objetivos diferentes, disputa por recursos, normas, prioridades.
Saber administrar conflitos nas organizações é essencial para o sucesso profissional e da própria empresa e saber identificá-los faz parte deste processo
Conflito Latente : Não é um conflito declarado e pode não haver consciência da existência de tal conflito
Conflito declarado: Embora não haja manifestações entre as partes envolvidas tem consciência do conflito.
Conflito sentido : Atinge ambas as partes e a ha emoção de forma consciente
Conflito Manifesto : Já atingiu ambas as partes, podendo envolver terceiro e posteriormente agravando as relações dentro da organização.
Alguns exemplos de formas de administração do conflito
Conflitos de causa emocional:
Desativar estimulando atitudes inesperadas ou imprevisíveis de cooperação,Colaborar criando situações para as partes trabalharem juntas na identificação de soluções,entre outros.
Conflitos de causas mistas como :
Estabelecer Regras especificando os procedimentos e
limites para trabalhar o conflito;Atribuir papéis integradores visando delegar funções
integradoras a indivíduos, solicitando que coordenem esforços e
ajudem a solucionar conflitos entre grupos.
E por ultimo formas de intervenção do conflitos
Negociação: visa compatibilizar interesses das partes pela via direta.
Mediação:O facilitador, estabelece um relacionamento funcional com as partes, identifica os interesses das partes, constrói um conjunto de alternativas de solução e
estimula as partes a encontrarem as soluções mais adequadas.
Conciliação: requer do conciliador um conjunto de habilidades de investigação e de ouvinte. Uma terceira pessoa as convença das vantagens de alcançarem um acordo que, mesmo não sendo totalmente satisfatório, poderá limitar o conflito e minimizar perdas.
É importante que saibamos ouvir e nos comunicar pois grande parte dos erros, de relacionamento ruins ,e de problemas diversos, acontecem por má comunicação.
Thayane Lima
Matr:201263530-8
podendo desencadear reações positivas e/ou reações negativas. Podendo ser conflitos reais ou emocionais.
Como causas emocionais, pode-se citar as diferenças de personalidade, diferenças de valores como causas de conflitos reais pode-se citar objetivos diferentes, disputa por recursos, normas, prioridades.
Saber administrar conflitos nas organizações é essencial para o sucesso profissional e da própria empresa e saber identificá-los faz parte deste processo
Conflito Latente : Não é um conflito declarado e pode não haver consciência da existência de tal conflito
Conflito declarado: Embora não haja manifestações entre as partes envolvidas tem consciência do conflito.
Conflito sentido : Atinge ambas as partes e a ha emoção de forma consciente
Conflito Manifesto : Já atingiu ambas as partes, podendo envolver terceiro e posteriormente agravando as relações dentro da organização.
Alguns exemplos de formas de administração do conflito
Conflitos de causa emocional:
Desativar estimulando atitudes inesperadas ou imprevisíveis de cooperação,Colaborar criando situações para as partes trabalharem juntas na identificação de soluções,entre outros.
Conflitos de causas mistas como :
Estabelecer Regras especificando os procedimentos e
limites para trabalhar o conflito;Atribuir papéis integradores visando delegar funções
integradoras a indivíduos, solicitando que coordenem esforços e
ajudem a solucionar conflitos entre grupos.
E por ultimo formas de intervenção do conflitos
Negociação: visa compatibilizar interesses das partes pela via direta.
Mediação:O facilitador, estabelece um relacionamento funcional com as partes, identifica os interesses das partes, constrói um conjunto de alternativas de solução e
estimula as partes a encontrarem as soluções mais adequadas.
Conciliação: requer do conciliador um conjunto de habilidades de investigação e de ouvinte. Uma terceira pessoa as convença das vantagens de alcançarem um acordo que, mesmo não sendo totalmente satisfatório, poderá limitar o conflito e minimizar perdas.
É importante que saibamos ouvir e nos comunicar pois grande parte dos erros, de relacionamento ruins ,e de problemas diversos, acontecem por má comunicação.
Thayane Lima
Matr:201263530-8