Negociação UFRRJ ITR

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Tipologia e Conflitos

    avatar
    Rafael Brito da Silva


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 31/03/2015

    Tipologia e Conflitos Empty Tipologia e Conflitos

    Mensagem por Rafael Brito da Silva Ter Abr 07, 2015 3:36 pm

    Tipologia e Conflitos


    Aluno: Rafael Brito da Silva; Matrícula: 201263526-1

    O conflito frequentemente surge dentro de uma organização, seja ela formal ou informal, pois as pessoas não possuem a todo o momento os mesmos interesses. Então, através dos diferentes interesses e objetivos que surge os conflitos. Porém a presença de um conflito não pode ser apenas considerada como um aspecto negativo, ela pode impulsionar a inovação e as mudanças dentro de uma organização.
    Miles faz a seguinte definição de conflito: “Um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações – quando as partes exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou mais metas.” Sendo assim o conflito é um embate ou uma guerra e leva um tempo para se desenrolar.
    Existem dois tipos de conflitos: i) o conflito interno: que envolve dilemas de ordem pessoal, e ii) o conflito externo, que envolve vários níveis: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e  iterorganizacioanal. O conflito pode acontecer em três níveis de gravidade: i) conflito percebido ou latente: quando as partes percebem a existência do conflito, pois compreendem que os seus objetivos não são os mesmos; ii) conflito experienciado ou velado: quando o conflito provoca raiva, ressentimento e mágoa entre ambas as partes, porém ele não é manifestado com clareza e pode acontecer de uma parte não saber que a outra tem esses sentimentos em relação a ele; iii) conflito manifestado ou aberto: ele é expressado abertamente e sem dissimulação.
    A melhor maneira de administrar o conflito é trabalhando com o método ganhar/ganhar, onde ambas as partes alcançam seus objetivos, não saindo prejudicadas.
    Os efeitos positivos do conflito são: gerar inovação na organização; a possibilidade de resolver problemas antigos; contribuir para que as pessoas sejam capazes, criativas e interessadas em resolver os seus problemas organizacionais; o conflito pode fortalecer a união de uma equipe, pois esclarece as diferenças e os pontos fracos de cada indivíduo; ele também permite a liberdade de expressão e manifestação dos diversos grupos e também pode fornecer um feedback organizacional.
    Porém quando o conflito é ignorado e mal resolvido na organização, ele pode gerar as seguintes disfunções: diminuir a produtividade dos grupos ou indivíduos; gerar desgaste da confiança nas relações; formar grupos de manifestantes rebeldes; provocar a mentira e o sigilo de informações, ou seja, uma falha nas comunicações; pode gerar problemas morais e paralisar ou tornar lenta a tomada de decisões.
    Fontes bibliográficas:

    Portal Educação
    Tiespecialistas
    moodle UFBA

      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 2:57 am