Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Tópico Tipologia do Conflito suas Funções Sociais

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    Cíntia Hor-Meyll Silva

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 24/03/2015

    Tópico Tipologia do Conflito suas Funções Sociais

    Mensagem por Cíntia Hor-Meyll Silva em Sex Abr 03, 2015 12:19 pm

    Conflitos Interpessoais nas Organizações:

    Os conflitos interpessoais se dão entre duas ou mais pessoas e podem ocorrer por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, por falta de recursos materiais, financeiros, e por diferenças de papeis, podemos dividir este tipo de conflitos em dois:

    • Hierárquicos: colocam em jogo as relações com a autoridade existente. Ocorre quando a pessoa é responsável por algum grupo, não encontrando apoio junto aos seus subordinados e vice-versa. Neste caso, as dificuldades encontradas no dia-a-dia deixam a maior parte das pessoas envolvidas desamparada quanto à decisão a ser tomada.


    • Pessoais: dizem respeito ao indivíduo, à sua maneira de ser, agir, falar e tomar decisões. As “rixas pessoais” fazem com que as pessoas não se entendam e, portanto, não se falem. Em geral esses conflitos surgem a partir de pequenas coisas ou situações nunca abordadas entre os interessados. O resultado é um confronto tácito que reduz em muito a eficiência das relações.
    Todos os conflitos podem ser resolvidos, mas nem todos os conflitos irão ser resolvidos". A afirmação paradoxal é de George Kohlrieser, psicólogo especializado em comportamento organizacional. Desta forma, ele quer demonstrar que não há limites para quem está disposto a se esforçar para atingir seus objetivos.



    Conflito Intrapessoais


    Cada um de nós vive quando está perante motivações que são incompatíveis numa perspectiva positiva. A vivência de conflitos marca crises que se manifestem em angústia e confusão, porque pomos em causa a forma como vemos e como estamos no mundo, pomo-nos mesmo em causa. O conflito intrapessoal é a situação na qual há pelo menos duas necessidades simultâneas em que a satisfação da primeira implica a insatisfação da segunda, impelindo a acção da pessoa para direcções diferentes, acarretando desconforto.



    Conflito Intergrupal

    Os conflitos Intergrupal têm sido encarados de forma diferente. Conflito intergrupal é um conflito entre as pessoas que compõem um grupo. Considera-se que os conflitos têm aspectos negativos porque correspondem a períodos de tensão e de insatisfação das pessoas e dos grupos e têm aspectos positivos porque o confronto é gerador de mudança, que é o fundamento da evolução e do desenvolvimento social.


    Função social do conflito:

    A psicanálise ajuda a dar uma certa positividade ao conflito, ao compreender que o ser humano se constitui na rede das relações que cria, sustenta e compartilha, e na tensão entre os polos contraditórios do desejo e da realidade, do individual e do coletivo. Esse conflito está posto nas relações interpessoais e de trabalho e faz parte de toda e qualquer relação humana. Nas organizações, portanto, não poderia ser diferente.
             Considerando que as empresas são constituídas por pessoas que trabalham, criam, empreendem, produzem e que, nesse sentido, não há como desconsiderar a singularidade de cada uma delas e as repercussões disso no âmbito organizacional, o conflito deve ser considerado a matéria-prima de trabalho de qualquer gestor. A sua análise permanente e a incessante busca de soluções são uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento das equipes e das organizações.
             Compreendido dessa forma, o conflito é um indicador das contradições presentes em qualquer relação humana e, ao mesmo tempo, a expressão da singularidade dos que compõem o cenário organizacional. Requer da gestão capacidade para fazer negociações entre o individual e o coletivo, de se mobilizar e se antecipar frente às dificuldades e adversidades da organização e do mundo.

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