Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Tipologia de Conflitos

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    VANUZE NUNES DE SOUZA

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Tipologia de Conflitos

    Mensagem por VANUZE NUNES DE SOUZA em Dom Abr 26, 2015 1:08 pm

    Tipologia de conflitos:
    Cada vez mais, as organizações vem buscando de seus profissionais o cumprimento de metas, muitas vezes, difíceis de serem alcançadas. Porém, muitas empresas vem obtendo sucesso nesse quesito, por perceberem que tal situação só é possível se focarem seus esforços na satisfação dos seus colaboradores, valorizando-os, motivando-os e fazendo com que eles realmente vistam a camisa da empresa. Podemos mesmo considerar que um dos maiores desafios do administrador é manter sua equipe motivada e um ambiente organizacional harmônico, o qual atraia e retenha talentos.
    Destaca-se como uma das mais importantes tarefas do administrador para fazer face a esse desafio é saber “gerenciar conflitos”, entendendo suas origens, suas causas, o que ele envolve e tomando as providências adequadas para a resolução dos mesmos.  Ao lado dessas competências, a capacidade negocial é outra habilidade requerida dos gestores nas modernas organizações. Dessa forma, o tripé no qual se sustenta o perfil dos gestores é composto por capacidade de motivação, capacidade negocial e capacidade de administrar conflitos.

    O administrador precisa estar preparado para negociar com pessoas de diferentes estilos, com personalidades e atitudes diversas.  No decorrer do processo de "uma negociação pode-se confrontar com pessoas assertivas (que mostram suas habilidades para lidar com os confrontos), inassertivas (que satisfaz as outras pessoas, violando seus próprios valores) e agressivas (quer dominar e impor suas ideias). Além disso também é interessante analisar a amplitude do conflito no qual se está envolvido. Tipos de conflitos:
    • Interorganizacional: aquele que ocorre entre organizações diferentes ou concorrentes
    • Organizacional: aquele que ocorre dentro da organização
    • Intergrupal: aquele que ocorre entre dois ou mais grupos
    • Interpessoal: aquele que ocorre entre dois ou mais indivíduos
    • Intrapessoal: aquele que ocorre dentro do próprio indivíduo
    Negociar é buscar um acordo por meio do diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças. Pode ser interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra, ou pode envolver mais pessoas. A negociação visa o entendimento entre as partes podendo ser um processo simples ou complexo, rápido ou demorado, mas que sempre foca uma resolução buscando o ganha-ganha.  Na resolução dos conflitos e nas tomadas de decisões é importante utilizar a negociação como instrumento de conhecimento para auxiliar no encaminhamento e na resolução de conflitos. Deve-se almejar a resolução dos conflitos através do método ganha-ganha, ou seja, conhecendo os clientes, fornecedores e a cultura organizacional das empresas envolvidas, busca-se a resolução de modo que ambas as partes envolvidas saiam ganhando. Neste caso, a liderança na negociação é democrática e há um sentimento de cooperação, no qual os interesses de cada indivíduo são rejeitados e a solução nas quais ambas as partes saiam ganhando prevalece (CASTANHO, 2011)"

    Fonte: Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima  

    Aluna: Vanuze Nunes de Souza
    Matrícula: 201063526-2

      Data/hora atual: Sab Jun 24, 2017 8:59 pm