Negociação UFRRJ ITR

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Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Administração de Conflitos

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    Glaucia Vichetti


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    Mensagem por Glaucia Vichetti Ter Abr 14, 2015 9:59 am

    Muitas empresas apresentam sérios problemas internos. O motivo é a existência de intensos conflitos, gerando falta de foco para os negócios da empresa. Conflitos são considerados normais e muitas vezes até necessários em um ambiente competitivo, porém, o que ocorre é que falta nas empresas a figura de um líder que possa administrar e agir como um mediador ou negociador quando essas situações ocorrem.
    Atualmente, se trabalha na gestão de pessoas o desenvolvimento da capacidade de buscar um ponto de consenso no qual todas as partes envolvidas, numa negociação ou numa situação de conflito, cheguem a resultados positivos, ainda que inicialmente tenham diferentes pontos de vista e interesses não alinhados.
    Na gestão de conflitos deve se levar em conta as variadas formas que podem ocorrer e para cada uma destas, há um tratamento específico. Os principais dentro de uma corporação são:

    Conflitos individuais: quando duas ou mais opiniões opostas ocorrem em um único indivíduo. Isso pode ser exemplificado com profissionais que tem que fazer escolhas e sofrem com essa situação.

    Conflitos entre indivíduos: dois ou mais indivíduos dentro da organização mostram posturas distintas, resultado de diferenças de personalidade.

    Conflitos entre indivíduo e grupo: quando o indivíduo que não concorda com as normas estabelecidas pelo grupo (principalmente comportamentais) ou com os valores encontrados na cultura organizacional o que faz com que vá ao lodo oposto do grupo de trabalho ou de toda a organização.

    Conflito entre grupos – é um frequente conflito nas empresas, que é gerado pela competição por recursos e pelos diferentes estilos gerenciais necessários para a operação eficaz de diferentes departamentos.

    A administração de conflitos nesses mais variados estágios demanda muita sensibilidade do mediador em perceber a existência do mesmo e dentro de quais dessas situações ele se encontra - há casos em que o mesmo não é declarado e não existe uma clara consciência da sua existência.

    A ação de um mediador é estabelecer um diálogo que parte da premissa que se devem desarmar as partes envolvidas, e apresentar as divergências observadas, dentro de um clima amistoso.
    Depois de criar um clima propício, deve-se discutir o problema de ambos. Se alguma das partes se mostrar relutante, o negociador deve assimilar a posição, mas direcionando para a negociação que se quer, isto é, a busca de um ponto em comum, voltada à solução do problema, focalizando sobre os interesses de cada um dos lados e alinhando com os objetivos macros da empresa.

    É fundamental mostrar que é natural a existência de divergências e que opiniões contraditórias são relevantes, mas que em um ambiente corporativo os objetivos do negócio devem ser levados em conta, pois, só com o crescimento do grupo é que haverá a possibilidade de um ambiente propício para o crescimento individual.

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