Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Tipologia do conflito e suas funções sociais.

    Compartilhe

    Patrick Vieira

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 09/04/2015

    Tipologia do conflito e suas funções sociais.

    Mensagem por Patrick Vieira em Qui Abr 09, 2015 11:58 am

    O conflito é algo intrínseco a Negociações, pois, existem interesses distintos (de troca) quando se negocia e obviamente ambos visam seus interesses acima dos demais. Os conflitos nem sempre precisam ser negativos, isso está ligado à forma com a qual os administramos. Ou seja, quando entendidos e geradores de mudanças de postura, adaptação e crescimento, os conflitos são essenciais no desenvolvimento da sociedade e isso atravessa as barreiras das negociações, pois, carecerá desta.
    A questão trata-se de “se quer algo limpo, não suje”, partindo desse pressuposto diversos autores fazem citação a relevância de não eliminar o conflito e sim contê-lo.
    Existem alguns tipos de conflito e são eles Intra Pessoais (psicológico), Inter Pessoais (comportamental), Inter Grupais (cultura da organização) e Inter Organizacionais (sociais, econômicas e políticas). Existe então classificação destes quanto a sua causa, o de causas reais (negociado), muito se pode ver este em empresas de marketing (por exemplo), pois, estimula inovações e novas oportunidades, e emocionais (gestão de pessoas).
    Diante do já dito, existem possíveis causas para que os conflitos ocorram, sejam a diferença dos grupos, recursos escassos, dentre outros. Acerca disso os conflitos se subdividem em latente, percebido, sentido e manifesto, sendo as formas de intervenção através de negociação, mediação ou conciliação. Os conflitos também tem a característica de objeto: de dados, de valores e de interesses são alguns.
    Contudo, para intervir um conflito o mediador precisa conhecer as personalidades que estão em confronto para facilitar a comunicação entre as partes. Por fim, já para as suas funções sociais, os conflitos servem para socialização, pois, dão razão ao envolvimento das pessoas nos processos e também para equilíbrio de poder; além de crescimento pessoal através das formas distintas de pensamento e interesses.

      Data/hora atual: Seg Jul 24, 2017 5:31 pm