TIPOLOGIA DO CONFLITO E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS
Tipos de Conflito:
•Intra Pessoais (envolvem questões de ordem psicológica)
•Inter Pessoais (envolvem o perfil comportamental)
•Inter Grupais (envolvem a cultura organizacional)
•Inter Organizacionais (envolvem questões socioculturais, econômicas e políticas)
O conflito é um importante objeto de estudo para nossa disciplina pois, sem ele, não há necessidade de negociação.
Classificação dos Conflitos quanto à sua Causa:
•Conflitos de causas reais (utiliza-se a negociação)
•Conflitos de causas emocionais (utiliza-se ações do RH)
As FUNÇÕES SOCIAIS do conflito variam de acordo com as sociedades em que estas organizações estão inseridas. As consequências que o conflito gerará dependerão da cultura empresarial envolvida no processo. Ou seja, em sociedades e/ou organizações mais competitivas o conflito é bem vindo e estimulado pelos líderes, pois é tido como algo que trará inovações para a empresa, enxergando novas oportunidades e abrindo novos mercados. Nestes casos, os processos decisórios são baseados na RACIONALIDADE.
Por outro lado, as sociedades e organizações que evitam os conflitos costumam ter atrasos tecnológicos e perda de competitividade, pois não saem de sua zona de conforto. Nestes casos, os processos decisórios são baseados nas EMOÇÕES.
Tipos de Conflito:
•Intra Pessoais (envolvem questões de ordem psicológica)
•Inter Pessoais (envolvem o perfil comportamental)
•Inter Grupais (envolvem a cultura organizacional)
•Inter Organizacionais (envolvem questões socioculturais, econômicas e políticas)
O conflito é um importante objeto de estudo para nossa disciplina pois, sem ele, não há necessidade de negociação.
Classificação dos Conflitos quanto à sua Causa:
•Conflitos de causas reais (utiliza-se a negociação)
•Conflitos de causas emocionais (utiliza-se ações do RH)
As FUNÇÕES SOCIAIS do conflito variam de acordo com as sociedades em que estas organizações estão inseridas. As consequências que o conflito gerará dependerão da cultura empresarial envolvida no processo. Ou seja, em sociedades e/ou organizações mais competitivas o conflito é bem vindo e estimulado pelos líderes, pois é tido como algo que trará inovações para a empresa, enxergando novas oportunidades e abrindo novos mercados. Nestes casos, os processos decisórios são baseados na RACIONALIDADE.
Por outro lado, as sociedades e organizações que evitam os conflitos costumam ter atrasos tecnológicos e perda de competitividade, pois não saem de sua zona de conforto. Nestes casos, os processos decisórios são baseados nas EMOÇÕES.