Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    ESTILO DE NEGOCIAÇÃO - AUSTRÁLIA E ÁFRICA DO SUL

    Compartilhe

    Larissa Veloso

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/03/2015

    ESTILO DE NEGOCIAÇÃO - AUSTRÁLIA E ÁFRICA DO SUL

    Mensagem por Larissa Veloso em Seg Abr 06, 2015 8:35 am

    > AUSTRÁLIA:

    Os australianos são bastante amigáveis, flexíveis e diretos. Costumam tratar todas as pessoas da mesma maneira, sem discriminação social, racial ou financeira. Assim, anunciar sua posição, seus feitos e seus títulos são atitudes vistas negativamente. A modéstia é uma das principais características deste povo.

    É ideal agendar os encontros com o mínimo de um mês de antecedência. O horário de trabalho na Austrália é das 9 às 17 horas e os melhores meses para negócios são entre março e novembro.

    Um firme aperto de mãos é usual entre os homens, tanto no início quanto no final de uma reunião. Ao encontrar uma mulher, ela deve oferecer a mão para o cumprimento ou o mesmo é dispensável.

    Os australianos gostam de ser tratados pelo primeiro nome, mas esse nível de informalidade deve ser sinalizado pelo interlocutor. Nos primeiros contatos é oportuno utilizar Mister (Mr.), Mistress (Mrs.), Miss ou Sir com o sobrenome da pessoa.

    Trocar cartões de visita é uma atitude institucionalizada no ambiente de negócios.

    A pontualidade é indispensável. O atraso pode resultar em adiamento da reunião ou passar uma imagem de irresponsabilidade.

    Os australianos costumam ser pragmáticos e orientados para resultados. Nos negócios devem ser apresentadas propostas claras, com termos aceitáveis e que enfatizem os pontos positivos e negativos do produto. A barganha não é comum, no entanto, é bom garantir alguns benefícios para oferecer durante a negociação.

    Não é habitual oferecer presentes, todavia ao ser convidado para um jantar na residência de um australiano é de bom grado levar uma pequena lembrança.
    Olhar nos olhos do interlocutor, seja em uma conversa informal ou em uma reunião, é uma atitude que gera confiança.

    Os australianos são diretos. Tudo que eles falarem deve ser interpretado literalmente.

    > ÁFRICA DO SUL:

    Por ser uma sociedade machista, um aperto de mão firme é um gesto inicial de comunicação importante para qualquer pessoa, homem ou mulher, que deseja causar boa impressão.

    Depois de estabelecido o relacionamento comercial, pequenos, mas amáveis presentes para seus associados comerciais ou familiares serão muito apreciados. Os brindes personalizados são os melhores.

    O interesse comum em esportes pode ser um bom meio para solidificar o relacionamento pessoal antes do comercial. Esteja preparado para ouvir muitas analogias com os esportes. Neste país que tem obsessão por esportes, parece que cada situação de negócios pode ser comparada a uma partida de futebol, críquete ou rúgbi.

    Os sul-africanos gostam de movimentar o corpo enquanto falam. Você experimentará uma porção de apertos de mãos e tapinhas nas costas, como sinal de amizade. O sul-africano é cordial e amistoso  e as conversas podem se encaminhar para o lado pessoal com pouco tempo de conhecimento. Geralmente os interlocutores demonstram um genuíno interesse pelo modo de vida do estrangeiro e sobre o que pensa sobre a África do Sul.

    Como regra geral, os sul-africanos relutam em tratar de negócios com alguém que ainda não conheça pessoalmente. Preferem fechar um medíocre negócio com um amigo do que um esplêndido com pessoas estranhas.

    Qualquer solicitação inicial para um encontro incluirá informações específicas sobre sua  empresa, sua qualificação pessoal, os participantes e o resumo de sua proposta.

    Carta de apresentação de um conhecido comum, seu e do pretenso negociador, tem mais peso na África do Sul do que em outros lugares.

    Quando estabelecer as datas de reuniões de negócios faça com antecedência de um ou dois meses e evite marcá-las para o verão, porque quase tudo fecha no período de dezembro e  janeiro.

      Data/hora atual: Sex Set 22, 2017 5:34 pm