> EUA:
O mundo empresarial americano constitui-se de uma sociedade empresarial aberta, pujante e transparente, onde o elevado grau de profissionalismo facilita o contato e a condução dos negócios. É uma sociedade onde o mérito e a competência das pessoas são os elementos mais importantes para se obter sucesso.
Em primeiro lugar, devemos cumprir horários. Estar atrasado, nem que seja por 5 ou 10 minutos, indica falta de profissionalismo, sobretudo se este for o primeiro encontro. O cumprimento de prazos, seja na entrega de propostas, seja na resposta a uma questão, na entrega de uma mercadoria ou no envio de um e-mail, deve ser levado a sério, com o mesmo rigor.
A troca de abraços, típica dos latinos, deve ser evitada. As apresentações são feitas de acordo com a posição hierárquica, independente da idade ou sexo.
Os norte-americanos aproveitam o horário do breakfast (entre 8 e 9 horas) para o fechamento de negócios.
Em reuniões ou encontros de natureza geral, não se alongue com assuntos pessoais. É normal, no início de uma reunião, aproveitar dois ou três minutos para se falar de outros assuntos que não estejam relacionados com os negócios, mas apenas para “quebrar o gelo”. Depois, entre direto no assunto, deixando claro, desde o início, qual o objetivo da reunião e o tempo que ela deve durar.
A mentalidade americana valoriza a sinceridade. Dizer o que se pensa sem rodeios, encarar os assuntos de frente e criar um clima de transparência no relacionamento são fatores elementares no mundo corporativo americano. Se não souber a resposta a uma determinada pergunta, não hesite em dizer que não sabe e que irá procurar a resposta certa; se tiver cometido um erro, admita-o claramente, assuma-o e diga que vai tentar corrigi-lo.
Em suma, o executivo ou empresário americano estabelece, ao contrário do latino, uma fronteira muito demarcada e rígida entre o profissional e o pessoal.
> MÉXICO:
Os executivos mexicanos são em geral muito bem preparados. Nas reuniões de negócio o executivo deve-se mostrar muito paciente; há muita formalidade nos contatos.
Recomenda-se usar roupas de cores mais discretas e sem maiores exageros.
Em público, os homens não devem ficar em pé com a mão nos bolsos; é um sinal de hostilidade ou provocação.
O aperto de mãos suave é o cumprimento entre homens e mulheres no México. Os homens devem aguardar que a mulher lhe estenda a mão.
O cartão de visita é uma ferramenta indispensável e respeitada.
Nas reuniões de negócios, o tema substantivo não é abordado imediatamente. É essencial investir um tempo para cultivar o relacionamento pessoal e uma relação de amizade.
Os mexicanos gostam de barganhar. A proposta inicial deve deixar espaço para concessões posteriores.
Os mexicanos são expressivos na comunicação verbal. Vozes elevadas não devem ser consideradas como ataques pessoais.
O mundo empresarial americano constitui-se de uma sociedade empresarial aberta, pujante e transparente, onde o elevado grau de profissionalismo facilita o contato e a condução dos negócios. É uma sociedade onde o mérito e a competência das pessoas são os elementos mais importantes para se obter sucesso.
Em primeiro lugar, devemos cumprir horários. Estar atrasado, nem que seja por 5 ou 10 minutos, indica falta de profissionalismo, sobretudo se este for o primeiro encontro. O cumprimento de prazos, seja na entrega de propostas, seja na resposta a uma questão, na entrega de uma mercadoria ou no envio de um e-mail, deve ser levado a sério, com o mesmo rigor.
A troca de abraços, típica dos latinos, deve ser evitada. As apresentações são feitas de acordo com a posição hierárquica, independente da idade ou sexo.
Os norte-americanos aproveitam o horário do breakfast (entre 8 e 9 horas) para o fechamento de negócios.
Em reuniões ou encontros de natureza geral, não se alongue com assuntos pessoais. É normal, no início de uma reunião, aproveitar dois ou três minutos para se falar de outros assuntos que não estejam relacionados com os negócios, mas apenas para “quebrar o gelo”. Depois, entre direto no assunto, deixando claro, desde o início, qual o objetivo da reunião e o tempo que ela deve durar.
A mentalidade americana valoriza a sinceridade. Dizer o que se pensa sem rodeios, encarar os assuntos de frente e criar um clima de transparência no relacionamento são fatores elementares no mundo corporativo americano. Se não souber a resposta a uma determinada pergunta, não hesite em dizer que não sabe e que irá procurar a resposta certa; se tiver cometido um erro, admita-o claramente, assuma-o e diga que vai tentar corrigi-lo.
Em suma, o executivo ou empresário americano estabelece, ao contrário do latino, uma fronteira muito demarcada e rígida entre o profissional e o pessoal.
> MÉXICO:
Os executivos mexicanos são em geral muito bem preparados. Nas reuniões de negócio o executivo deve-se mostrar muito paciente; há muita formalidade nos contatos.
Recomenda-se usar roupas de cores mais discretas e sem maiores exageros.
Em público, os homens não devem ficar em pé com a mão nos bolsos; é um sinal de hostilidade ou provocação.
O aperto de mãos suave é o cumprimento entre homens e mulheres no México. Os homens devem aguardar que a mulher lhe estenda a mão.
O cartão de visita é uma ferramenta indispensável e respeitada.
Nas reuniões de negócios, o tema substantivo não é abordado imediatamente. É essencial investir um tempo para cultivar o relacionamento pessoal e uma relação de amizade.
Os mexicanos gostam de barganhar. A proposta inicial deve deixar espaço para concessões posteriores.
Os mexicanos são expressivos na comunicação verbal. Vozes elevadas não devem ser consideradas como ataques pessoais.