Negociação UFRRJ ITR

Forum de discussão sobre a matéria de Negociação ministrada pela professora Elizabeth na UFRRJ ITR


    Cultura Organizacional

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    anderson barbosa

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 31/03/2015

    Cultura Organizacional

    Mensagem por anderson barbosa em Dom Abr 05, 2015 8:41 pm

    Inicio este fórum com a seguinte definição do que seria a Cultura Organizacional: Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.

    De acordo com pesquisadores do assunto, existem sete características básicas que, em conjunto,
    Alguns pesquisadores no assunto em pauta, consideram que existem sete características de base que capturam a essência da cultura de uma organização:

    Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos, onde os mesmos tendem a demonstrar precisão, análise e atenção aos detalhes. ( ou seja, como a organização estimula a participação dos seus funcionários no processo de tomadas de decisão com sugestões de ideias em rotinas administrativas, processos de produção mais eficaz e etc. )

    Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. ( demonstra a importância dada no intervalo entre o recebimento da matéria-prima e o produto acabado por exemplo, ou seja, como foi realizado o processo )

    Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. (ou seja, grau de satisfação dos funcionários frente ao sucesso ou fracasso da organização )

    Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos. ( refere-se a avaliação do desempenho setorizado )

    Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas. ( agressividade no sentido de se importar, de defender o seu produto - espírito empreendedor )

    Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.

    Existem organizações de dois tipos: as que possui seus valores essenciais bem definidos e amplamente compartilhados (proporcionando um maior impacto positivo na liderança e no comportamento/comprometimento de seus funcionários) , e as que possui seus valores equivocados e sem direcionamento (possuindo um menor grau de comprometimento dos funcionários devido a uma cultura organizacional fraca oriunda de uma diretoria desestabilizada e desfocada).

    A questão da escolha e da permanência em qualquer uma delas depende exclusivamente de você. De minha parte, penso que você nunca deve trabalhar para uma empresa dotada de valores que não condizem com os seus nem para um patrão espiritualmente fraco. Essa escolha será decisiva para atingir ou reduzir o grau de satisfação que você tanto almeja no trabalho.

      Data/hora atual: Qui Nov 23, 2017 9:57 pm